Mais de cinco décadas. Em 11 de julho de 1959, o SITICECOM (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmicas, Refratários, Construção, Montagem Industrial, Pavimentação, Obras e do Mobiliário) iniciava suas atividades.
O intuito, de acordo com a Ata de Registro da Comarca de Limeira, lavrada em 31 de agosto de 1962, era realizar estudos sobre as necessidades e dificuldades das categorias, coordenar atividades e questões burocráticas, além de proteger e representar legalmente os trabalhadores das indústrias compreendidas no terceiro grupo do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.
Nesta época, o SITICECOM ainda era intitulado como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Limeira apenas, o nome seria alterado nos anos seguintes, quando o Sindicato passava a atender demandas de outras categorias profissionais.
As ações ganhariam mais abrangência com o passar do tempo, o SITICECOM também passaria a colaborar com os poderes públicos e demais associações, no sentido de solidariedade social e de subordinação ao interesse nacional.
Para que as atividades acontecessem de forma organizada, o Sindicato recebeu uma diretoria composta de cinco membros, sendo eles: presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro, além de um conselho fiscal, composto por três membros, todos eleitos pelo quadro de sócios, sendo permitida a reeleição.
O presidente, até então, era Manoel Angelino da Silva e o extrato do estatuto de inauguração do Sindicato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 30 de agosto de 1962.
Primeiro endereço
Uma casa alugada, na rua Frederico Tetzner Sobrinho, no número 181, em Limeira, foi o primeiro endereço do Sindicato. Posteriormente, em 1986, o Sindicato comprou um novo prédio, localizado na Rua Piauí, 315, no bairro Vila Cristóvão – atual endereço da Sede. O então presidente, Antonio Netto Pestana, conduziu a assembleia de posse da diretoria no dia 15 de outubro de 1991, às 18 horas, na própria sede do Sindicato. Na ocasião, a diretoria foi empossada para o novo mandato, de 1991 a 1995.
A diretoria, nesta época, era composta por Antonio Netto Pestana, na presidência, Mario Antonio Aparecido Ribeiro, Geraldo José Vieira, Ademar Rangel da Silva, Osvaldo Donizete Spagnol, José Carlos de Souza e Carlos Alberto Franco da Silveira. Os suplentes eram: Pedro Antonio Batista Ramos, Osvaldo Contim, José Gomes de Morais, Maciano Martins Claro, Jorge Luiz Santana, Jair Aparecido dos Santos e Jair Martins. O Conselho Fiscal de efetivos era representado por: Antonio Carlos De Paula Bueno, Francisca Santos de Oliveira, Célia Regina de Oliveira Barbosa. Já os suplentes do Conselho Fiscal, neste ano, eram: Odair Fonsaka, Joaquim Pereira de Souza, Celso Antonio Linares. Na Delegação Federativa estavam: Mario Antonio Aparecido Ribeiro e José Carlos de Souza, os suplentes eram: Neilson Lima Ribeiro e Antonio Evangelista de Macedo. A reunião foi encerrada com os agradecimentos do então presidente e as assinaturas de todos os presentes.
As assembleias, a cada quatro anos, definiam – e definem, ainda hoje, os nomes que ocupariam os cargos de presidência e diretoria. Em 15 de outubro de 1995, José Carlos de Souza assumia a presidência do Siticecom. O atual presidente do Sindicato, Ademar Rangel da Silva, foi eleito secretário geral na época.
Novo mandato, muitas mudanças
Com uma série de iniciativas em mente e muitas novidades no papel, Ademar Rangel da Silva foi eleito para o cargo de presidente do Sindicato em 14 de outubro de 1999. O mandato começava a valer no dia seguinte, 15 de outubro, contudo, as atividades que compreendiam a entidade já eram de conhecimento do novo presidente. O mandato duraria até o ano de 2003.
Os trabalhos exercidos por Rangel, a frente do Sindicato não acabariam em 2003. Eleito para o mandato de mais quatro anos, ele foi empossado e, em 14 de outubro de 2003, falou sobre as novas metas e agradeceu a todos que colaboraram no processo eleitoral e na gestão que se encerrava, desejando êxito na gestão que se iniciava.
Mais uma vez, em outubro de 2007, Rangel foi reeleito para o mandato de mais quatro anos e, em 2011, eleito novamente para os trabalhos até o ano de 2015. Uma nova eleição ocorrerá para definir os novos membros da presidência e diretoria do Siticecom.